quarta-feira, 3 de agosto de 2016

Você sabe como funciona o estômago de um filhote de ruminante?

Curiosidades



      Você já presenciou um animal ruminante dando a luz? Se a resposta for sim provavelmente você deve ter ficado admirado de ver a rapidez com que os filhotes firmam as pernas e vão direto mamar. É claro que todos os mamíferos alimentam seus filhos com leite, mas no caso dos ruminantes, como ovelhas, cabras e vacas há algo mais envolvido nisso.
     
    O estômago da vaca, por exemplo, é formado por quatro compartimentos que realizam os processos envolvidos na digestam do capim e foragem. Mas esses processos não são necessários para digerir o leite, que é o único alimento dos filhotes recém-nascidos. Desta forma, quando o filhote mama é formada uma passagem especial chamada goteira esofágica, que leva o leite diretamente ao último compartimento do estômago.
      
     Se essa passagem não se formasse no momento em que o bezerro mama o leite entraria no primeiro compartimento, chamado rúmen. Esse compartimento é reservado para alimentos difíceis de digerir e são decompostos por fermentação bacteriana. O leite em fermentação produziria gases que o filhote não conseguiriam eliminar e causaria muita dor. Mas quando ele mama ou mesmo bebe leite em um balde é estimulado um reflexo que fecha rapidamente a passagem para o rúmen.
      
      No entanto, quando o bezerro bebe água esse reflexo não é estimulado porque ele necessita ter bastante água no rúmen para que as bactérias e micróbios ali se multipliquem em reparação para quando o filhote começar a comer forragem.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.