quarta-feira, 3 de agosto de 2016

Será que você está trabalhando demais?

Comportamento


     Nestes tempos de intensa crise econômica, uma das maiores preocupações é ter um emprego estável que garanta o sustento da família. Isso nem sempre é fácil, principalmente quando milhares de trabalhadores estão sendo dispensados. Se você ficou desempregado de repente, o desafio é se esforçar bastante para conseguir outro emprego. Mas a vida não se resume em apenas trabalhar duro.

      No mundo inteiro, o conflito entre trabalho e vida familiar é um assunto muito sério. Milhares de trabalhadores têm trabalho em excesso, compromissos em excesso e preocupações em excesso.  Estão simplesmente estressados. Agora some a isso os efeitos desanimadores da atual recessão econômica. Trabalhadores tanto da classe executiva como da operária estão perdendo o emprego e eles provavelmente não se importariam em estar trabalhando muito.

      E você? Está trabalhando demais? Ou está entre os milhões atualmente desempregados? Gostaria de conciliar melhor o trabalho com a família? Em caso afirmativo, como conseguir isso? É claro que ter uma vida satisfatória e significativa envolve arrumar tempo para o trabalho. Mas também é preciso tempo para outras coisas, como família, recreação e espiritualidade. Mas de que modo você pode cuidar dessas áreas importantes da vida de forma equilibrada?

    De fato, trabalhar longos períodos sem recreação e descanso apropriado pode roubar muitas alegrias da vida. Também pode resultar em graves problemas de saúde.A sobrecarga crônica de trabalho tem sido associada a obesidade, alcoolismo, doenças cardíacas, acidentes de trabalho, dependência de drogas, ansiedade, fadiga, depressão e muitos outros problemas relacionados ao estresse. O trabalho em excesso também pode custar a vida. Não deixe que sua profissão se torne sua obsessão. Proteja sua saúde mental, física e emocional por tirar tempo para descansar e aproveitar os frutos de seu trabalho. Devemos trabalhar para viver e não viver para trabalhar.

      Conciliar trabalho com descanso e lazer também ajudará você a cuidar das necessidades de sua família. Mas isso não é fácil, principalmente se tiver contas para pagar. Devemos admitir, porém, que muitas famílias lutam para conseguir pagar apenas as despesas básicas do mês. Em alguns casos, o marido ou a esposa tem dois empregos só para conseguir o sustento e, em outros casos, ambos trabalham, deixando os filhos com os avós ou em creches. Hoje muitas famílias têm uma agenda cheia, mas um relacionamento vazio. Você talvez descubra outras maneiras de conciliar trabalho com as obrigações familiares. O ponto principal é: não abra mão das alegrias da vida familiar por dar atenção demais ao trabalho.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.