quarta-feira, 10 de agosto de 2016

O que é importante saber sobre epilepsia?

Saúde


      Uma pessoa cai no chão, inconsciente. Seu corpo se contrai e a cabeça e os membros começam a tremer. Se você sabe que a pessoa sofre de epilepsia, pode ajudá-la da maneira certa enquanto aguarda assistência médica. Vejamos alguns fatos básicos sobre esse distúrbio muitas vezes mal-interpretado.

O que é epilepsia?
   Epilepsia é um distúrbio no cérebro que provoca crises rápidas chamadas convulsões. A convulsão geralmente dura menos de cinco minutos. A situação descrita neste artigo é típica da convulsão chamada grande mal.

1- O que causa as convulsões?
     Pesquisadores acreditam que a convulsão acontece quando há um aumento excessivo da atividade elétrica nas células cerebrais. Ainda não se sabe ao certo por que isso acontece.

2- O que devo fazer quando alguém com epilepsia tiver uma convulsão?
      A Enciclopédia Médica da Família diz: “Não tente impedir os movimentos da pessoa quando ela tem convulsões ou se debate. Controle-a apenas se houver perigo de que ela se machuque. Se o ataque durar mais de três minutos ou se voltar a acontecer quase imediatamente, chame rapidamente ajuda médica.” Outra fonte sugere que também se faça isso se, depois de a convulsão parar, a pessoa não recobrar os sentidos em alguns minutos.

3- Como posso ajudar a pessoa que está tendo uma convulsão?
      Coloque um objeto macio debaixo da cabeça dela e afaste qualquer coisa que possa causar ferimento. Quando a convulsão passar, vire a pessoa de lado como mostra o diagrama na página 13.

4- O que devo fazer depois que ela recobrar os sentidos?
      Primeiro, tranquilize a pessoa. Daí, ajude-a a se levantar e leve-a a um lugar onde ela possa descansar. Muitas ficam confusas e sonolentas depois de uma convulsão; outras se recuperam rapidamente e continuam o que estavam fazendo antes da crise.

5- Todas as crises epilépticas são acompanhadas de convulsões?
      Não. Alguns epilépticos passam por momentos de perda de consciência, mas não chegam a cair. Isso é chamado de pequeno mal (ou crise de ausência), que geralmente é rápido e sem efeitos colaterais prolongados. Outros têm crises mais longas de pequeno mal, que duram vários minutos. Nesses casos, a pessoa talvez ande a esmo pela sala, puxe suas roupas ou tenha outros comportamentos estranhos.  Depois da crise, ela pode também ter tonturas.

6- Como é viver com epilepsia?
      É compreensível que as pessoas com epilepsia vivam constantemente com medo de quando e onde a próxima crise vai acontecer. Para não passar por constrangimento, elas talvez evitem o convívio social.

7- Como posso ajudar alguém com epilepsia?
      Incentive-o a falar sobre os sentimentos dele. Seja um bom ouvinte. Pergunte o que ele gostaria que você fizesse quando ele tiver uma crise. Visto que muitas pessoas com epilepsia não dirigem, você talvez possa lhe dar uma carona ou se oferecer para ajudar em algumas coisas.

8- É possível diminuir a frequência das convulsões ou até mesmo preveni-las?
      Alguns fatores aumentam a probabilidade de uma convulsão, como estresse e poucas horas de sono. Especialistas incentivam os epilépticos a descansarem o suficiente e se exercitarem regularmente para reduzir o estresse. Em alguns casos, medicamentos também conseguem prevenir convulsões.
Como posicionar a pessoa corretamente
Depois de passar a convulsão . . .


- Posicione o braço da pessoa ao lado da cabeça.
- Coloque a mão oposta dela na bochecha como proteção.
- Flexione o joelho da pessoa. Vire-a de lado na  sua direção.
- Apoie o joelho dela no chão e incline a cabeça um pouco para trás a fim de deixar livre a passagem de ar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.